……:::::::: I CONFERENCIA GLBT ::::::::……

março 31, 2008

A Rede Afro LGBT e a Iª Conferência Nacional GLBT

Filed under: Dnsk,Texto — conferenciaglbtba @ 11:53 am
Tags: , , ,

O governo brasileiro convocou a Iª Conferência Nacional LGBT para os dias 04, 05 e 06 de junho de 2008 e cujo tema é “Direitos Humanos e Políticas Públicas: O caminho para garantir a cidadania de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais”. Essa ação é inédita e será um marco para o Movimento Homossexual em âmbito internacional.

A Rede Afro LGBT está participando da comissão organizadora nacional da conferência e da comissão estadual de alguns Estados. Essa participação é de suma importância, pois estamos evidenciando nas discussões a necessidade de se garantir o recorte étnico-racial nas políticas públicas para lésbicas, gays, bissexuais e transexuais.

Porquê trazer o recorte étnico-racial nas políticas públicas para lésbicas, gays, bissexuais e transexuais?

A discussão étnico-racial é um fator necessário dentro dos movimentos sociais, em particular, no Movimento Homossexual Brasileiro. Não podemos esquecer que 47,3% da população brasileira é constituída por negras e negros (IBGE/2003) e é essa população que menos tem assegurado seus direitos humanos e civis.

A população negra LGBT é invisibilizada nas pesquisas pela inexistência do recorte racial nos questionários. Contudo, pelo processo sócio-histórico brasileiro no qual colocou a margem da sociedade a população negra, temos certeza que a situação de exclusão e opressão agrava-se quando somados a outras variáveis, em especial, a da orientação sexual e identidade de gênero.

A Rede Afro LGBT espera que a Iª Conferência Nacional GLBT realmente possa construir políticas públicas que atenda a diversidade étnico-racial, geracional, entre outras, de lésbicas, gays, bissexuais e transexuais brasileiros.

“Por um mundo sem racismo, machismo e homofobia!”

Ana Cristina “Negra, Preta, Black Cris”

Anúncios

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: