……:::::::: I CONFERENCIA GLBT ::::::::……

abril 2, 2008

Vale conferir…

Filed under: Dnsk,Texto — conferenciaglbtba @ 2:11 pm
Tags: ,

01/04/08

Mostra traz para Salvador filmes e atividades ligadas à temática GLBTT

Lucas Cunha, do A Tarde On Line

Veja também:

Exposição, debates e lançamento de livro estão na programação
Programação completa da 1ª mostra Possíveis Sexualidades
Sinopses e informações sobre os 12 filmes em exibição
Lista de cinco filmes sobre o tema pelo curador da mostra, Rodrigo Barreto, no Cineinblog

A partir de amanhã, até o próximo dia 11, mais uma maratona de cinema acontece em Salvador com a mostra Possíveis Sexualidades. A proposta, nesta primeira edição, é apresentar filmes ligados à temática GLBTT (Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais).

Entre os destaques aparecem produções inéditas na Bahia, como o premiado filme argentino “XXY” (vencedor da semana da crítica em Cannes) e o brasileiro “Por Onde Andará Dulce Veiga?”, adaptação do livro do escritor Caio Fernando Abreu.

“Podemos dizer que é uma mostra assumida”, brinca o curador, Rodrigo Barreto, sobre os temas dos 12 filmes que ganham exibição no Instituto Cervantes, Sala Walter da Silveira e salas de Arte-Cinema do Museu e Cinema da Ufba. Segundo ele, a opção pela temática GLBTT foi um recorte ocasional, que não fecha o leque de opções para a diversidade temática de futuras edições.

Diferente – “É importante que seja assim neste momento. Mas não queremos ser um mini Mix Brasil (famoso festival com o tema GLBTT). As próximas edições podem abordar a sexualidade feminina ou de adolescentes, por exemplo”. Barreto diz que a melhor definição da mostra é sua idéia de lidar com o diferente, seja no aspecto sexual ou cinematográfico. “Independente do recorte, é muito pouco provável ter um filme que trate de uma história clássica hollywoodiana. Terá de ser sempre algo com novas possibilidades”, afirma.

Não por acaso, um dos filmes que ganham exibição é o espanhol “Diferente”, produção de 1962 do cineasta, morto em 2007, Luís Maria Delgado, realizado em pleno governo do general Franco. “Não há menção à palavra homossexual no filme. O diretor explora o assunto através de coisas subentendidas. Os filmes exibidos na mostra evoluem até tratar o tema com naturalidade, desde o familiar ao transgressor”.

A mostra traça praticamente um panorama da exploração da temática GLBTT no cinema espanhol. Dos anos 70, aparece o documentário “Ocaña, Retrat intermitent”, sobre um conhecido pintor espanhol homossexual , além do drama “Los Praceres Ocultos”, apontado como o primeiro longa abertamente gay do período pós-Franco.

Dos anos 80 vem “A Lei do Desejo”, de Pedro Almodóvar, com Antonio Bandeiras e Carmen Maura no elenco. Das produções mais recentes, ganha exibição “Filhote” (2004), do diretor espanhol Miguel Albadalejo, filme sobre um homossexual que tem de mudar seu dia-a-dia para tomar conta de um sobrinho de 10 anos. Completam a lista “Krampack” (2000) e “Sévigné”(2004), sobre relacionamentos gays e lésbicos, respectivamente.

Dos brasileiros, quatro produções fazem parte da programação do festival. Três são documentários, com temas ligados ao cotidiano dos travestis (o baiano “Bombadeira”, de Luis Carlos de Alencar), dos transexuais (“Uma Questão de Gênero”, de Rodrigo Najar) e das lésbicas (“Sim, Eu Sou Uma Delas”, curta baiano de Carolina Mendonça e Eduardo Scaldaferri). A única ficção é “Por Onde Andará Dulce Veiga?”, de Guilherme de Almeida Prado, diretor de “A Dama do Cine Shangai” (1987).

Serviço:
O quê: 1ª edição da Mostra Possíveis Sexualidades
Quando: de 3 a 11 de abril.
Onde: Instituto Cervantes (abertura no dia 3, às 19h e até o dia 10 sessão diária às 16h), Cinema da Ufba (do dia 4 ao dia 10, sessão diária às 18h30), Cinema do Museu (do dia 4 ao dia 10, sessão diária às 20h30) e Sala Walter da Silveira (apenas no dia 11, com sessões às 15h e 17h30).
Valor: R$ 4 (Sessões dos cinemas da Ufba e do Museu); Entrada franca (Instituto Cervantes e Sala Walter da Silveira).
Informações: 3797-4662 – http://possiveissexualidades.wordpress.com/

Anúncios

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: