……:::::::: I CONFERENCIA GLBT ::::::::……

abril 5, 2008

Todos(as) à Conferência Estadual de GLBT da Bahia

Filed under: Dnsk,Texto — conferenciaglbtba @ 12:36 am
Tags:

Wesley Francisco da Silva*

Teve início na semana passada, em Juazeiro, o processo das Conferências Territoriais de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais do estado da Bahia, com a etapa territorial de “Itaparica e Sertão do Velho Chico”. Nesse fim-de-semana outras três conferências serão realizadas: dia 05 em Camaçari (Região Metropolitana) e Feira de Santana (Portal do Sertão) e no dia 06 em Castro Alves (Recôncavo). As treze etapas restantes serão na semana que vem.

Em âmbito nacional a Conferência da Bahia surpreendeu ao instituir as etapas territoriais, adaptando-as aos territórios de identidade e ao processo de conferências já adotado pelo governo do estado. A Bahia tornou-se então o estado com maior número de conferências, o que significa, na prática, aquele que mais pode mobilizar os GLBT nas bases. Maiores possibilidades significam maiores responsabilidades, como diria o Professor Luis Mott.

No entanto a Conferência Territorial de Itaparica e Sertão do Velho Chico, em Juazeiro, exitosa porque conseguiu mobilizar importantes setores do poder público regional, além de proporcionar boa visibilidade do evento na mídia local e estadual, mostrou-nos que os GLBT, público-alvo principal da conferência, eram minoria frente aos heterossexuais em plenário. Isso pode ser um sintoma que leva-nos a refletir sobre como esta iniciativa pioneira terá reflexo para o movimento GLBT, para o governo e para a sociedade.

O movimento vê-se diante da superação de sua atuação e alcance, ao mesmo tempo que pode descobrir os limites do seu discurso e do diálogo com os demais GLBT. Sua organização, participação e ativismo são colocados em xeque, quando defrontados com as realidades dos territórios. O governo será chamado a dar respostas aos GLBT participantes das conferências e garantir o suporte de sustentação das políticas públicas aprovadas. A sociedade civil espera representatividade no evento e proposições de alcance de todos(as), sem distinções.

Vale ressaltar que estamos diante de uma conferência de Estado. A convocação nacional foi feita pelo presidente Lula. Jaques Wagner logo compreendeu a importância do evento e a Bahia tornou-se o quarto a decretar convocada a Conferência. Coube à Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do estado a abrigar a conferência e realizá-la. A sociedade civil compõe, paritariamente, a COE – Comissão Organizadora Estadual, junto às secretarias de governo.

O mais importante disso tudo é que pela primeira vez o debate sobre os GLBT, sobre os direitos humanos, sobre a urgência de medidas de combate à homofobia, e principalmente, sobre a necessidade de políticas públicas para os GLBT tornou-se pauta de Estado. A idéia de reunir esse segmento em processos de conferência, além do ineditismo, traz consigo a possibilidade real de propor medidas que assegurem direitos à população GLBT, bem como dar um passo à frente no sentido de garantir o bem-estar dessa parcela da população. Esperamos que esse processo não se finde após as conferências.

Então vamos participar! Todos(as) à Conferência Estadual de GLBT da Bahia!

*Historiador. Coordenação do Setorial Estadual de GLBT do PT-BA; militante do Kiu! – Coletivo Universitário pela Diversidade Sexual; membro da COE – Comissão Organizadora Estadual da I Conferência de GLBT da Bahia, pela sociedade civil.

Anúncios

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: