……:::::::: I CONFERENCIA GLBT ::::::::……

abril 8, 2008

Com fotos no Instituto Cervantes, a Boneca Sai da Caixa

Filed under: Dnsk,Texto — conferenciaglbtba @ 12:50 am
Tags:

Por Marccelus Bragg.
Ecos da última Parada Gay da Bahia ainda são ouvidos em Salvador. De boca em boca circulou que algumas das “extravagantes drags” foram retratadas e que arrasariam em exposição na Ladeira da Barra. Tudo verdade. E se jogou “ de onde Judas perdeu as botas que é a longícua Itacaranhazinha” a Drag Meggy, que ao saltar do “tumbeiro” que faz a linha subúrbio – centro da cidade foi logo dizendo “devagar mona, não quero chegar lá toda suada!”. E ao se deparar, diante da sua enorme foto, toda tratada e de uma qualidade invejável a bicha quase teve um catiripapo. “Eu tô linda não tô?. Já para o mais cortejado confeccionador das Faixas de Misses, o costureiro Carlos Lima o famoso “Mago das Faixas”: “ E não é que a minha fantasia de baiana chamou a atenção, aqui nesta foto e agora num recinto espanhol estou me sentindo a própria Rainha Sofia, é mole?”. Pois é, essa é mais uma das felicidades cidadãs que o Instituto Cervantes da Bahia tem proporcionado às ditas minorias marginalizadas. Não basta apenas servir à um país, a Espanha, onde as garantias de direitos individuais é uma busca constante, há que se fazer algo na prática, e o Instituto Cervantes em Salvador abriu as portas do seu aconchegante Centro Cultural para brindar estudantes, curiosos, travestis, transexuais, transformistas, autoridades consulares, intelectuais, cinéfilos, etc. com uma mensagem libertária estampada nas paredes brancas. São as imagens festivas, mas impactantes no tema, na intenção e pela óbvia aceitação das diferenças como uma essência democrática de convivência, Foram mostradas as fotos de algumas Drags, travestis e transformistas que brilharam no último pride baiano.
Estas dezenas de fotos dizem muito. Para o decano do Movimento Homossexual Brasileiro, o Comendador da Ordem Cruzeiro do Sul, por FHC e do Mérito Cultural, pelo Governo Lula, mais “Notório Saber em Homossexualidade” pelo Ministério de Estado da Cultura, o prof. Dr. Luiz Mott “ com relação aos Gays, os LGBTs, o exemplo saudável da Espanha para todo o mundo é inequívoco. Esta política de enfrentamento à setores reacionários realizada pelo Ministro Zapateiro, facultando o Casamento Gay, e tantas outras pendências sociais que a Igreja Católica diz Não, mas que o espanhol consciênte diz Sim, só nos orgulha e nos mantém confiantes em dias melhores e esta exposição é composta por uma matéria prima humana que o Grupo Gay da Bahia, nos seus 27 anos de existência incentivou à sair às ruas e à mostrar à cara, desde o primeiro 28 de Junho – Dia do Orgulho Gay em 1984, quando comemorávamos a data dando voltas no Forte de São Marcelo, aos dias de hoje, com meio meio milhão de pessoas nesta capital prestigiando a festa da diversidade, a verdade maior venceu, queiram ou não, os oprimidos sexuais estão aí e se recusam à abaixar a cabeça. Opressão jamais, parabéns ao Instituto Cervantes e ao povo espanhol por essa emblemática mostra.”
Para o prof. José Mamede, Coordenador do Laboratório Fotográfico da Facom/UFBA “este ano a nossa intenção é que existam pelo menos dois stúdios fotográficos à disposição dos nossos alunos e no acesso fácil do circuíto da Parada Gay.” E pelo Teatro Castro Alves, o diretor Moacir Gramacho foi taxativo “ a concentração da Parada acontece às portas do TCA, assim sendo, a continuidade desta experiência com a FACOM/UFBA será providencial, tentaremos ampliar e dar melhores condições de acessabilidade aos Stúdios, e mais uma vez, o vão livre do TCA estará completamente disponível à essa iniciativa acadêmica.” Na opinião do prof. Maurício Tavares da FACOM “ as fotos estão com excelente qualidade e o fundo infinito leva à reflexão sobre o tema principal das imagens que é a ambiguidade e a diversidade nas expressões sexuais” .
A exposição Boneca sai da Caixa , tem a curadoria do fotógrafo e coordenador do Labfoto/FACOM professor José Mamede. E segundo o material de divulgação, não surgiu sob um olhar sensacionalista, embora fique difícil não enxergar o exagero de cores e de fantasias em alguns retratados, mas sim com o objetivo de buscar na sua execução uma maneira de fomentar na sociedade a discussão sobre a diversidade de gêneros e de sexualidades. E acima de tudo, vitrinizar ainda mais a variedade cultural baiana, através da apresentação de imagens produzidas durante o evento da VI Parada Gay da Bahia, que intuímos, pelo menos nos últimos dois anos, tem tido maior participação popular do que certas datas tradicionais como a Independência do Brasil e da Bahia comemoradas em Salvador, só perdendo para o Carnaval.. Para viabilizar o trabalho, um estúdio fotográfico foi montado na concentração da parada, bem no vão livre do Teatro Castro Alves e aquele local foi o palco para a captação das imagens com os diversos atores da festa, buscando a maior variedade possível de tipos presentes.
A inauguração da exposição acompanha a abertura da mostra de cinema “Possíveis sexualidades” , que acontece entre os dias 03 a 10 de Abril no mesmo local, Instituto Cervantes.
ASSISTA AO VIDEO DA MOSTRA “BONECA SAI DA CAIXA”. CLIQUE NO LINK ABAIXO E ESPERE CARREGAR;
Serviço:
O quê: Exposição Fotográfica “Boneca sai da Caixa”.
Onde: Instituto Cervantes – Ladeira da Barra, 230 Salvador/BA.
Quando: 03 a 30 de abril.
(Inauguração às 18 horas; diariamente das 8 às 19 horas).
Quanto: Grátis.
Realização: Laboratório de fotografia da Facom – UFBA
Site: http://www.labfoto. ufba.br/
Telefone: Tel: (71) 3283-6185
Anúncios

2 Comentários »

  1. Amei esta matéria, o texto super agradável de se ler, o tema ao mesmo tempo engraçado e sério e mais, como seria bom se o Brasil fosse uma Espanha, né? É de artigos assim, inteligente, que necessitamos na internet. Assisti ao vídeo também, amei!

    Comentário por Edmundo Olivais Mendes — abril 11, 2008 @ 6:55 pm | Resposta

  2. Olá, Edmundo! Obrigadíssima pelos elogios, que têm que ser dirigidos ao Marcellus Bragg do Portal Marcelus. Esse texto é dele e saiu no http://portal.marccelus.com/. Também gostei muito e postei aqui, que traz um clipping de algumas notícias GLBT e as notícias da I Conferencia GLBT aqui na Bahia.

    🙂

    Obrigada pela visita e volte sempre!

    Comentário por conferenciaglbtba — abril 13, 2008 @ 9:22 pm | Resposta


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: