……:::::::: I CONFERENCIA GLBT ::::::::……

abril 9, 2008

Prefeitura vai criar Coordenadoria GLBT na Saúde

Filed under: Dnsk,Texto — conferenciaglbtba @ 4:43 am
Tags: ,
Retirado do site da SEMUVV Secretaria de Valorização da Vida e Prevenção da Violência.
17 de março de 2008
Foto: Eliane Melo/divulgação

conferência GLBTA Secretaria Municipal de Saúde de Nova Iguaçu vai criar uma coordenadoria de assuntos relativos ao público GLBT (gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais) a fim de traçar estratégias de atendimento adequado a essa parcela da população nos serviços de saúde da cidade. Essa foi uma das propostas aprovadas pela 1ª Conferência Regional de Políticas Públicas para GLBTs da Baixada Fluminense, realizada no sábado, 15 de março, em Nova Iguaçu.

O encontro, que aconteceu das 8h às 19h, no Espaço Cultural Sylvio Monteiro, reuniu cerca de 130 pessoas, representantes de movimentos gays e afins de toda a Baixada, além de autoridades do município e do estado, como o prefeito Lindberg Farias, que abriu a conferência, reafirmando o compromisso da Prefeitura de apoiar a luta da comunidade GLBT em Nova Iguaçu.

“A Conferência superou nossas expectativas. Tivemos uma discussão muito aprofundada e saímos com propostas concretas como a criação da coordenadoria de assuntos ligados a GLBT no âmbito da Secretaria Municipal de Saúde”, disse Eugênio Ibiapino, técnico da Secretaria de Valorização da Vida e Prevenção da Violência.

Segundo Eugênio, o secretário de Saúde, Henrique Jonhson, que também esteve presente à conferência, vai marcar um café da manhã comunitário com as lideranças do movimento GLBT na Baixada a fim de deliberar sobre a criação dessa coordenadoria. “Isso representará um grande avanço para o público homossexual, freqüentemente vítima de preconceito e maus-tratos nos postos de saúde”, disse Eugênio Ibiapino.

Centro de Refência contra a Homofobia

A avaliação que o secretário adjunto de Prevenção da Violência, Alan Bronz, fez do encontro também foi muito positiva. “A conferência mostrou como Nova Iguaçu está amadurecida na discussão da temática GLBT e abriu um canal direto de diálogo entre os movimentos sociais e o governo, como nunca se viu antes”.

Também estiveram presentes o vereador e presidente do PT de Nova Iguaçu, Carlos Ferreira, o secretário municipal de Articulaçao Politica, Claudio Jorge, o secretário de Juventude, Anderson Avila, e a secretária de Educação, Marli de Freitas.

Do governo do Estado, a Conferência contou com as participações da secretária de Ação Social e Direitos Humanos, Benedita da Silva, e do presidente da Conferência Estadual para GLBT e superintendente de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos da Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos, Cláudio Nascimento.

“Tenho certeza de que Nova Iguaçu se tornará um ponto de referência para a implantação de políticas públicas contra todo e qualquer tipo de discriminação”, afirmou Benedita da Silva.

Tanto ela quanto Nascimento reforçaram a importância da criação dos Centros de Referência contra a Homofobia no Estado do Rio. O primeiro deles, a ser instalado ainda neste primeiro semestre, será em Nova Iguaçu.

Anúncios

1 Comentário »

  1. e ai beleza!!!!! gostaria de pedir para vcs 1 diagnostico de como funciona a coordenadoria lgbt;desde ja agradeço!!!!!!! ate

    Comentário por natasha dutra — novembro 11, 2008 @ 7:40 pm | Responder


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: