……:::::::: I CONFERENCIA GLBT ::::::::……

abril 15, 2008

40 anos de Stonewall

Filed under: Dnsk,Texto — conferenciaglbtba @ 3:28 am
Tags: ,
9/4/2008
Atividades começam em junho e incluem show musical e importantes publicações para a militância
Por Redação Mix Brasil
As comemorações dos 40 anos do episódio de Stonewall* começam a tomar forma no Rio de Janeiro. Um cronograma de atividades a serem desenvolvidas a partir de junho promete animar a Cidade Maravilhosa e celebrar os 40 anos do marco histórico que acabou detonando o início da luta pelos direitos dos homossexuais. As ações incluem a criação de um comitê para acompanhar o andamento das leis que favorecem gays, a publicação de dois cadernos de memórias de quem fez parte da história da luta homossexual e um show musical com o objetivo de unir as várias classes e minorias cariocas.

A celebração já começou no mês passado, com a criação do Comitê dos Direitos da Comunidade GLBT, formado por cinco integrantes da sociedade civil e cinco da prefeitura carioca, além do secretário de Assistência Social, Marcelo Garcia. O objetivo é acompanhar de perto o andamento de leis anti-discriminação e de garantia de direitos previdenciários e de união estável homoafetiva. O órgão deve começar suas ações em maio, quando os integrantes da sociedade civil confirmarão suas participações.

Um ano antes da comemoração das quatro décadas de orgulho gay, em junho, um show musical deverá atrair integrantes de vários setores da sociedade carioca. Marcelo Garcia conta que um dos objetivos é fazer com que este seja um evento da cidade, e não apenas da comunidade GLBT. Para garantir essa ampla participação, serão convidados membros de outras minorias como negros e mulheres, além da população simpatizante. “Será um evento para integrar, para unir todas as classes, não só a Zona Sul”, aponta.

Outro passo é a publicação de dois cadernos de memórias para conscientizar e relembrar os homossexuais da importância da luta por direitos iguais e contra o preconceito. Um deles trará histórias de vida de gays que passaram pelo tenebroso início dos anos 80 e testemunharam a explosão da AIDS no meio gay. O outro trará depoimentos de homossexuais da melhor idade que viveram na época em que o Stonewall aconteceu. Será lançada ainda uma cartilha contendo os direitos adquiridos ao longo desses 40 anos e o andamento das leis que tramitam no Poder Judiciário.

A prefeitura realizará também o Mérito Carioca da Diversidade Sexual para homenagear lideranças GLBT que nesse período foram importantes protagonistas da luta por mais direitos e pelo fim da discriminação. Eles receberão uma placa de honra como símbolo de agradecimento por suas ações.

Além disso, o prefeito do Rio, César Maia, assinou em março um termo de Cooperação Técnica de Cultura, Esportes e Direitos Humanos com a cidade de Copenhague, para a participação brasileira no OutGames 2009 (jogos olímpicos gays). O Brasil estará presente com atletas em várias modalidades e também com grupos musicais que se apresentarão durante a competição.

Anúncios

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: