……:::::::: I CONFERENCIA GLBT ::::::::……

abril 15, 2008

Vitória da Conquista foi babado!!

Filed under: Dnsk,Texto — conferenciaglbtba @ 4:05 am
Tags: , ,

Por Daniela Novais

Casal de lésbicas com união civil reconhecida; casal de gays e outro de lésbicas que adotaram crianças legalmente; delegação titular 99% GLBT; anúncio da criação do Centro de Referência do Combate à Homofobia numa parceria já formalizada entre a Prefeitura e o Estado; informação sobre a tramitação na Câmara Municipal, de um Projeto de Lei Municipal que pune a homofobia; criação de um novo grupo GLBT e retomada de um grupo que havia se dissolvido; empenho da palavra dos poderes executivo e legislativo municipais em apoiar a realização da primeira Parada Gay da cidade; divulgação massiva da Conferência pelos quatro cantos da cidade; cobertura ampla da imprensa local; auditório cheio; protesto de evangélicos sufocado; e até a divulgação de que existe uma Pousada Gay no Sudoeste, mais precisamente em Rio de Contas. Este foi o feliz panorama da territorial de Vitória da Conquista.

A abertura da I Conferência GLBT, Territorial de Vitória da Conquista e Sertão Produtivo aconteceu na sexta à noite. Representando o Poder Público, estavam na Mesa de Honra o Superintendente de Direitos Humanos da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos da Bahia (SJCDH) Frederico Fernandes, o prefeito José Raimundo Fontes, a Secretária Municipal de Desenvolvimento Social Elane Ferraz e o vereador Adão Albuquerque. Pela Sociedade Civil, estiveram a Ialorixá Rosilene dos Santos Santana, representando os GLBT da cidade, Marcelo Cerqueira, presidente do GGB e membro da COE (Comissão Organizadora Estadual) e conferencista magno, Lucas de Baqueiro; presidente do E-Jovem Bahia e membro da COE; e Daniela Novais, Diretora de Mulheres da Pro Homo (Associação de defesa e Proteção dos Direitos de Homossexuais) e também representando a COE na territorial.

A Conferência Magna proferida por Marcelo Cerqueira girou em torno da violência que permeia a homofobia, tomando base nos números do último relatório de violência feito pelo GGB. A fala de Cerqueira antecedeu à dos demais, porque o prefeito estava em outro evento e o cerimonial optou pela quebra de protocolo. Todas as falas da mesa deram as boas vindas aos conferencistas, incentivando que a luta pelo direito à cidadania da população GLBT não fique apenas nesta Conferência, mas no cotidiano da cidade. Já no segundo dia, após aprovação do regimento interno, os Grupos de Trabalho se reuniram para as discussões e apresentação das propostas que foram aprovadas pela plenária.

A próxima etapa é a I Conferência Estadual GLBT que acontece em Salvador de 24 a 26 de abril no IAT – Instituto Anísio Teixeira.

Anúncios

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: