……:::::::: I CONFERENCIA GLBT ::::::::……

abril 25, 2008

Conferência Territorial de Valença – Relatório de viagem

Filed under: Conferência na Bahia,Dnsk,Texto — conferenciaglbtba @ 4:05 am
Tags: ,

Luiz Mott

Fui convidado a proferir a conferencia magna na Conferencia REgional de Valença, sul da Bahia. E após meia dúzia de telefonemas solicitando confirmação da mesma, finalmente tudo acertado na vespera, fomos na 6a feira, 11/4 , Milena da ATRAS, a representante da Sec. Estadual de Saúde da Coordenação da Equidade, Mott e o motorista. Tomamos o ferry boat as 6hs da manhã, linda travessia da Bahia de todos os santos, mais duas horas de estrada passando por Nazaré das Farinhas e chegando em Valença as 9hs. O local da conferencia foi a escola ao lado da MAtriz, o que não deixa de ser louvável, a utilização de um espaço católico para uma conferencia gltb!
A conferencia foi aberta as 10hs, e reuniu, na abertura, um total de 28 pessoas, com apenas um representante de outro município, de Cairu. (Enviei diversas fotos documentando o evento) Na mesa de abertura representantes da 5a DIRES, DIREC, SECRETARIA MUNICIPAL DE JUSTIÇA, COORD.DE EQUIDADE DA SEC.ESTADUAL DE SAÚDE, DECANO DO MHBA. Entre as autoridades presentes, um Tenente da PM, um representante do DETRAN, Presidente do Conselho Municipal de Educação, representantes do Gabinete do Prefeito, do Cons.Fed.de Direitos Humanos e o Presidente e membros do Grupo Gay de Valença . Ao todo, 6 homossexuais, incluindo 1 lésbica, uma “meta-metá”, e 4 gays.


Após 3 falas iniciais, foi servido refresco e bolachas, e divido o plenário em tres grupos concentrando nos temas JUSTIÇA, SAUDE E EDUCAÇÃO. Neste momento havia 13 pessoas presentes.


Foram apresentadas duas dezenas de propostas e apos um bate boca entre os candidatos da ong local, foram escolhidos dois representantes (gay e bissexual) e uma do governo. As 14hs foram encerrados os trabalhos. O relatório oficial sera enviado no começo da semana pela coordenadora local do evento.


Avaliação: o presidente do Grupo Gay de Valença, Acácio, reclamou publicamente a falta de comunicação prévia, atribuindo tal desorganização ao governo local, pois teriam sido informados apenas na anti-véspera do evento; apesar de uma das ativistas, Maria Cláudia, do GLTB/PT, ter dito que na vespera contactou dezenas de gltb convidando-os para o evento, inclsuive em Morro de S.Paulo, fizeram-se presentes apenas os citados seis homossexuais, e mesmo entre estes, com visível dificuldade de comunicação; apenas um representante de outro municipio, Pery, gay andrógino que já participou de outros encontros do Projeto Somos organizado pelo GGB; as duas faixas de 3 metros que a DIRES fez, com palavras alusivas à conferencia, não chegaram a ser afixadas na rua; as propostas dos tres grupos de trabalho se nortearam basicamente pelas mesmas propostas constantes no Proghrama Brasil sem Homofobia. Milena, presidenta da ATRAS, foi bastante eficiente no apoio à organização da infraestrutura do evento, mas a sensação geral no final era de frustração, pela baixa representatividade do governo local e da população gltb, pela superficialidade das discussões e mesmice das propostas.


Dever cumprido, mas Nota apenas “regular”. Pelos relatos de outras localidades, parece que alhures foi melhor.


Principal crítica: falta de comunicação prévia mais eficiente e de mobilização e comprometimento das lideranças locais, OGs e ONG.


Chegamos de volta a Salvador as 19hs. sob linda lua quarto crescente e a brisa da Bahia, segundo o Padre Vieira, “o melhor clima do mundo!”


Que todos estes gastos, canseiras, mobilização, produzam frutos bons e abundantes!
É o que desejo, do fundo deste velho coração militante às vésperas de meus 62 anos de vida e 28 de luta contra a homofobia.

Anúncios

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: