……:::::::: I CONFERENCIA GLBT ::::::::……

abril 27, 2008

Conferência na Mídia – A Capa

Filed under: Clipping,Conferência na Bahia,Dnsk,Texto — conferenciaglbtba @ 7:58 pm

Presidente da Assembléia abre a 1ª Conferência GLBT da BA

Por Redação 25/4/2008 – 16:32

Acontece desde a manhã de hoje no IAT – Instituto Anísio Teixeira a I Conferência Estadual GLBT da Bahia. O evento que visa discutir direitos humanos e políticas públicas para este segmento da população teve sua abertura no início da noite de ontem e contou com a presença de Marcelo Nilo, presidente da Assembléia Legislativa e governador em exercício do Estado, Luis Alberto, secretário de promoção da Igualdade, e a sec. de Justiça e Cidadania Marina Murici, entre outros. “Cerca de 230 pessoas participaram da abertura”, relata com exclusividade o militante Julian Rodrigues, do Instituto Edson Néris.

Hoje cerca de 122 pessoas estão na conferência. Na parte da manhã, os presentes assistiram palestras de convidados como Dimitri Sales e Perly Cipriano, assessor jurídico da CADS e subsecretario de promoção dos Direitos Humanos, respectivamente, sobre temas como segurança pública, articulação política, saúde e educação. Após os debates houve um intervalo e começaram as atividades dos GTs, os grupos de Trabalho.

Esses grupos são responsáveis pela elaboração das propostas que serão apresentadas na Plenária Final que acontece na manhã deste sábado. A conferência segue até o final da noite de sábado, quando na parte da tarde haverá a inscrição para escolha das chapas que elegem os 21 delegados da sociedade civil e 11 do poder público que representarão o estado na Conferência Nacional GLBT que acontece entre os dias 6 e 8 de junho, em Brasília.

Marco
É consenso entre os integrantes da comissão organizadora estadual que a conferência representa um marco na história do movimento GLBT. Para Wesley Francisco, do grupo o KIU e membro da Comissão, “a conferência vai ser um marco na instituições de políticas publicas, e na construção do programa Bahia sem Homofobia e de uma coordenadoria GLBT no Estado.” A educadora Ana Cristina Santos, a Negra Cris como é conhecida, que também organiza a Conferência Nacional acredita que “A convocação desta Conferência consiste num verdadeiro marco histórico na luta pelo direito à dignidade e pelo respeito à diferença. Trata-se de um processo importantíssimo, pois é a oportunidade de todo o país discutir essa temática urgente por cidadania plena para nós LGBT, além de reavaliar e transformar diversas iniciativas pontuais em políticas de Estado, com devido enraizamento em nossa esfera pública”

Julian Rodrigues faz uma análise da organização do evento. “A conferencia da Bahia é uma das mais mobilizadas, com grande participação do movimento e apoio do governo estadual. A Bahia está de parabéns no processo de construir políticas afirmativas para os GLBT”, afirma o militante.

Anúncios

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: